Fazer o planejamento tributário 2022 é a forma de organizar a empresa para os exercícios fiscais do próximo ano
Um bom planejamento tributário evita que você tenha transtornos e prejuízos para o seu negócio
Com a chegada do final do ano, também vem chegando a hora de fazer o planejamento tributário 2022 para escolher o regime fiscal ideal para o seu negócio.
Estar sempre atento em relação ao planejamento tributário do seu negócio é fundamental para o bom andamento da empresa.
Pois ele é uma ferramenta indispensável para que o seu negócio esteja organizado para realizar os pagamentos dos exercícios do próximo ano.
O planejamento fiscal deve ser feito ao final do ano-calendário. Dessa forma, tal planejamento será o norteador que guiará a empresa ao longo dos próximos doze meses.
Ele deve ser elaborado com muita atenção, pois qualquer decisão equivocada pode causar grandes prejuízos para o negócio.
Para realizá-lo é importante ter a ajuda de um profissional em contabilidade que irá ajudá-lo a fazer um planejamento correto para o ano de 2022.
Planejamento tributário: como fazer?
Em primeiro momento, a principal decisão a ser tomada é buscar auxílio de uma assistência contábil especializada.
Planejamentos tributários demandam um alto nível de conhecimento técnico. Por isso, a ajuda de um profissional garantirá a sua tranquilidade durante esse processo.
Em seguida, esteja atento aos prazos estabelecidos pela Receita Federal, em geral, os empreendedores têm o direito de mudar de regime tributário uma vez ao ano.
Devido a esse motivo, é muito importante calcular todos os prós e contras dessa escolha, que pode ser positiva ou não.
Além disso, para que você realize um bom planejamento tributário 2022, é de extrema importância que seja analisado o desempenho do seu negócio em 2021.
Busque identificar quanto foi faturado, o valor que foi gasto pela empresa, os tipos de despesas e qual foi a margem de lucro do ano.
Saber mais sobre os regimes tributários também é importante na hora de realizar o seu planejamento.
Caso deseje trocar de regime é preciso saber as diferenças legais entre cada um deles.
No Brasil, atualmente, são estabelecidos quatro regimes tributários principais, são eles:
- MEI (Microempreendedor Individual);
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido e Lucro Real.
É necessário que você conheça a diferença entre esses regimes para que a escolha da forma de tributação dos impostos seja a ideal para o negócio.
Desse modo, mesmo que os regimes tributários sejam repletos de burocracia, é preciso encontrar uma forma legal de conseguir um menor tributo para a sua empresa.
A escolha correta entre qual regime fiscal adotar deve ser baseada em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Além disso, quanto maior o tamanho da empresa e maior for a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, mais difícil será rever a gestão da carga tributária.
Após conhecer os benefícios e desvantagens dos regimes tributários, você tomará uma decisão mais acertada na hora de realizar o seu planejamento tributário 2022.
Porsani Consultoria Contábil: realizando o planejamento tributário correto para manter o equilíbrio financeiro da sua empresa
Saber elaborar corretamente um planejamento tributário é fundamental para a saúde financeira e o bom andamento de um negócio.
Dessa forma, para realizá-lo adequadamente, a ajuda de um profissional em tributos será um diferencial.
Entretanto, é importante lembrar que o profissional escolhido deve ser capacitado, pois fazer o planejamento tributário é uma atribuição delicada e precisa ser incumbida àqueles com preparo adequado. Por isso, a Porsani Consultoria Contábil está aqui para ajudar você!
Entre em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento e conheça todos os serviços disponíveis para a sua empresa.
Possuir um planejamento tributário eficiente para minha empresa!