O planejamento fiscal e tributário é o caminho mais efetivo para a recuperação tributária.
O planejamento fiscal e tributário é um ponto bastante importante na gestão contábil de uma empresa. Especialmente para aqueles que estão em processo de recuperação tributária, ele é essencial. Leia nosso artigo para saber mais.
O planejamento fiscal e tributário é uma das principais tarefas na criação de um negócio.
Deve-se estar em dia com as obrigações fiscais, e as consequências do seu não cumprimento podem prejudicá-lo imensamente.
Nesse sentido, é possível atender à regulamentação prevista e, ainda, reduzir custos. Para isso, investir em organização e em consultoria especializada é fundamental.
Além disso, planejar-se de maneira efetiva pode auxiliar o processo de recuperação tributária. As vantagens são inúmeras.
Separamos, aqui, as informações mais importantes sobre o assunto, bem como algumas dicas para você elaborar e para aplicar seu plano. Confira!
Planejamento fiscal e tributário – o que é?
O planejamento fiscal e tributário nada mais é do que uma avaliação minuciosa das obrigações da empresa com a Receita. Seu principal objetivo é reduzir a carga tributária devida.
Também conhecido como “elisão fiscal”, consiste em estratégias para avaliar as características do negócio e para definir o melhor plano de ação.
Vale ressaltar que esse procedimento deve ser realizado em total conformidade com a legislação vigente.
Por isso, é importantíssimo ter a assessoria de contadores para executá-lo.
Planejamento fiscal e tributário – como fazer?
O primeiro passo é conhecer a legislação vigente e compreender a diferença entre elisão e evasão fiscal.
A segunda é algo ilegal e traz uma série de prejuízos ao seu negócio, caso ocorra.
Após esse entendimento, será iniciado um trabalho de análise e de adequação do regime de tributação.
Reiteramos a necessidade de que essa tarefa seja realizada por profissionais de contabilidade.
A principal ação a ser efetuada é um estudo detalhado daquilo que se busca adequar.
Não somente os impostos a serem recolhidos, mas também os valores investidos devem estar condizentes com as atividades e com os objetivos da empresa.
Planejamento fiscal e tributário – benefícios para sua empresa
O planejamento fiscal e tributário, quando bem executado, traz uma série de benefícios à empresa. Destacamos, abaixo, algumas delas:
- Redução de custos;
- Otimização de processos;
- Melhoria organizacional;
- Proteção e segurança contra prejuízos e contra multas;
- Maior facilidade na recuperação tributária.
Planejamento fiscal e tributário – recuperação judicial
A recuperação tributária consiste na restituição ou na compensação de valores em impostos pagos a maior. Seu processo pode ser administrativo ou judicial.
A maior vantagem do planejamento nesse caso é, principalmente, prevenir que o recolhimento indevido ocorra.
Entretanto, quando se busca recuperar valores, também se deve elaborar um plano criterioso.
Os cálculos para recuperação tributária não são simples. Dessa forma, é imprescindível contratar uma consultoria contábil nessa etapa.
Assim, você garantirá que a memória de cálculos constante do histórico de sua empresa será corretamente analisada. Isso evitará que sejam vistas novas falhas e a perda de ainda mais dinheiro.
Porsani Consultoria Contábil: prestamos toda a assessoria contábil, fiscal e tributária para a sua empresa
O planejamento fiscal e tributário é essencial e deve constar do rol de atividades de qualquer empresa. Entretanto, ele requer especial atenção.
Recomendamos a você a contratação de uma assessoria contábil de qualidade.
Com o apoio de profissionais experientes e capacitados, o seu planejamento estará melhor adequado à sua realidade, bem como será mais simples executar a recuperação tributária.
Portanto, não se esqueça: você não está sozinho em sua jornada empreendedora. Conte sempre com a Porsani Consultoria Contábil!
Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book recheado de informações detalhadas sobre como recuperar os valores pagos a mais em impostos e muito mais.