E então, contabilidade consultiva ou contabilidade gerencial? Eis a questão!
Bom, vejamos as diferenças entre as duas e considere aquela que seria a ideal para sua empresa e negócios, combinado assim?
Primeiro vamos às definições!
Contabilidade gerencial: o que é?
Também conhecida como contabilidade de gestão, ela possui um conjunto de práticas que são direcionadas a melhorar o fornecimento de informações e controles financeiros, gerando maior eficiência no equilíbrio e acompanhamento sobre os recursos.
Vantagens da contabilidade gerencial
- Saber qual é o custo médio da empresa – a partir de cada unidade de produto ou operação realizada.
- Verificação do retorno das vendas/preços aplicados e de quanto o marketing tem trazido – é preciso lembrar que ações de marketing devem ser geridas a curto, médio e longo prazo. Existe uma escala de interação entre o público e as técnicas aplicadas.
- Acompanhamento das taxas de retorno, validando onde estão os maiores gastos e onde estão os maiores lucros da empresa, verificando também onde é preciso maximizar e minimizar os impactos.
- Reconhecimento e avaliação das transações e dos eventos econômicos.
- Quantificação e estimativa de valores, com base nesses eventos e transações.
- Classificação e registros das transações.
- Também permite melhores tomadas de decisões.
- Permite melhores análises, a partir dos planos e propostas.
- Gera garantias na integridade das informações e permite um sistema de relatórios que contribuem para medição eficaz do desempenho da administração empresarial.
Contabilidade consultiva: o que é?
O contador especializado nessa prática, que envolve finanças, leis e contabilidade, se torna um consultor de negócios . E, assim, ajuda o empreendedor e sua empresa a prosperar, tendo ações focadas na movimentação de capital e na lucratividade, com base em muitos fatores!
Vantagens da contabilidade consultiva?
- Geração do melhor custo por produto.
- A empresa começa a saber identificar dores e necessidades de mercado e de segmentos específicos.
- Consegue mapear bem todos os contextos mercadológicos principais.
- Gera melhores planos de investimento – onde e como aplicar as finanças e capital, gerando planos financeiros interessantes e garantindo maiores poderes econômicos para o patrimônio empresarial, o que justificaria a potencialização de novos e melhores negócios.
- Permite maior equilíbrio para o fluxo de caixa, entendendo todos os aspectos das vendas e dos itens comercializados, suas tendências, necessidades, saídas e os motivos pelos quais podem ficar parados no estoque.
- Aponta onde é possível reduzir gastos e gerar maiores economias, sem a perda da qualidade nos produtos e atendimentos.
- Gera melhores indicações sobre os erros empresariais, econômicos e financeiros, aplicando ações que são mais proveitosas na compensação de resultados!
E então, qual desses tipos de contabilidade seria a ideal para sua empresa?
Se nós fôssemos escolher apenas uma, seria mais do que injusto para as reais necessidades de um negócio, até porque a empresa precisa de tudo isso.
Portanto, na hora de escolher por uma contabilidade pense o seguinte…
O ideal seria mesmo contratar uma empresa contábil que, ao mesmo tempo em que atuasse com a contabilidade consultiva, tivesse competências e habilidades com a contabilidade gerencial. Só assim sua empresa estará REALMENTE SEGURA!
Portanto, venha conversar conosco e te ajudaremos no melhor!