Contabilidade Consultiva X Contabilidade Gerencial (1) - Contabilidade Em Alphaville - SP | Porsani

Contabilidade Consultiva X Contabilidade Gerencial – Qual a melhor para Sua Empresa?

E então, contabilidade consultiva ou contabilidade gerencial? Eis a questão!

Bom, vejamos as diferenças entre as duas e considere aquela que seria a ideal para sua empresa e negócios, combinado assim?

Primeiro vamos às definições!

Contabilidade gerencial: o que é?

Também conhecida como contabilidade de gestão, ela possui um conjunto de práticas que são direcionadas a melhorar o fornecimento de informações e controles financeiros, gerando maior eficiência no equilíbrio e acompanhamento sobre os recursos.

Vantagens da contabilidade gerencial

  1. Saber qual é o custo médio da empresa – a partir de cada unidade de produto ou operação realizada.
  2. Verificação do retorno das vendas/preços aplicados e de quanto o marketing tem trazido – é preciso lembrar que ações de marketing devem ser geridas a curto, médio e longo prazo. Existe uma escala de interação entre o público e as técnicas aplicadas.
  3. Acompanhamento das taxas de retorno, validando onde estão os maiores gastos e onde estão os maiores lucros da empresa, verificando também onde é preciso maximizar e minimizar os impactos.
  4. Reconhecimento e avaliação das transações e dos eventos econômicos.
  5. Quantificação e estimativa de valores, com base nesses eventos e transações.
  6. Classificação e registros das transações.
  7. Também permite melhores tomadas de decisões.
  8. Permite melhores análises, a partir dos planos e propostas.
  9. Gera garantias na integridade das informações e permite um sistema de relatórios que contribuem para medição eficaz do desempenho da administração empresarial.

Contabilidade consultiva: o que é?

O contador especializado nessa prática, que envolve finanças, leis e contabilidade, se torna um consultor de negócios . E, assim, ajuda o empreendedor e sua empresa a prosperar, tendo ações focadas na movimentação de capital e na lucratividade, com base em muitos fatores!

Vantagens da contabilidade consultiva?

  1. Geração do melhor custo por produto.
  2. empresa começa a saber identificar dores e necessidades de mercado e de segmentos específicos.
  3. Consegue mapear bem todos os contextos mercadológicos principais.
  4. Gera melhores planos de investimento – onde e como aplicar as finanças e capital, gerando planos financeiros interessantes e garantindo maiores poderes econômicos para o patrimônio empresarial, o que justificaria a potencialização de novos e melhores negócios.
  5. Permite maior equilíbrio para o fluxo de caixa, entendendo todos os aspectos das vendas e dos itens comercializados, suas tendências, necessidades, saídas e os motivos pelos quais podem ficar parados no estoque.
  6. Aponta onde é possível reduzir gastos e gerar maiores economias, sem a perda da qualidade nos produtos e atendimentos.
  7. Gera melhores indicações sobre os erros empresariais, econômicos e financeiros, aplicando ações que são mais proveitosas na compensação de resultados!

E então, qual desses tipos de contabilidade seria a ideal para sua empresa?

Se nós fôssemos escolher apenas uma, seria mais do que injusto para as reais necessidades de um negócio, até porque a empresa precisa de tudo isso.

Portanto, na hora de escolher por uma contabilidade pense o seguinte…

O ideal seria mesmo contratar uma empresa contábil que, ao mesmo tempo em que atuasse com a contabilidade consultiva, tivesse competências e habilidades com a contabilidade gerencial. Só assim sua empresa estará REALMENTE SEGURA!

Portanto, venha conversar conosco e te ajudaremos no melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Toda empresa precisa de contador! Não dá para dizer que…
Cresta Posts Box by CP