Enquadramento tributário: saber sobre ele é essencial para o seu negócio.

Conhecer As Formas De Enquadramento Tributario E Indispensavel Para A Saude Financeira Da Empresa Blog Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Quais os tipos de enquadramento tributário no Brasil? Saiba agora!

Você sabe quais os enquadramentos tributários existentes no Brasil? Leia o artigo que preparamos e entenda!

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas para que isso de fato se concretize com sucesso um aspecto importante é conhecer sobre o enquadramento tributário.  

O futuro empresário precisa saber o que é e quais são os regimes existentes no Brasil, dessa forma, será possível optar pelo mais adequado para a sua empresa. 

Por isso, é essencial conhecer os conceitos básicos dos regimes tributários e, com o auxílio de um profissional capacitado, será possível escolher o enquadramento ideal para a sua empresa. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Enquadramento tributário: o que é?

O Enquadramento tributário pode ser definido como uma série de regras pré-estabelecidas para pessoas jurídicas que determinam a maneira como os impostos serão recolhidos. 

Antes de optar por um enquadramento tributário específico, é importante que sejam observados diversos fatores empresariais como, por exemplo, porte da empresa, área de atuação, rendimentos, entre outros. 

Posto isso, no Brasil existem três regimes tributários disponíveis para enquadramento, são eles:

Detalharemos a seguir cada um deles para que, dessa forma, seja possível conhecer um pouco mais a fundo.  

O Simples Nacional

O Simples Nacional é o regime tributário que tem o objetivo de simplificar o recolhimento dos impostos que incidem em micro e pequenas empresas. 

Ou seja, para optar por esse enquadramento tributário como microempresa é preciso que o faturamento do seu negócio seja de, no máximo, 360 mil reais ao ano. 

E, para empresas de pequeno porte, esse faturamento não ultrapasse o valor de 4,8 milhões de reais anualmente. 

O pagamento dos impostos do Simples Nacional é realizado por meio de uma guia única que tem como base o faturamento obtido pela empresa.  

Lucro Real

O enquadramento tributário para o regime do Lucro Real pode ser realizado por empresas que faturam anualmente até 78 milhões de reais. 

Esse regime costuma ser interessante para empreendimentos que têm um número alto de despesas como aluguel e matéria-prima, pois influencia na diminuição da margem de lucro e, consequentemente, no imposto a ser tributado. 

A empresa que opta por essa modalidade deve manter uma excelente gestão financeira, pois o cálculo das alíquotas terão como base o seu lucro real. 

Ou seja, o valor a ser tributado será a receita da empresa menos as despesas. 

Lucro presumido

Para enquadramento tributário neste regime a empresa não pode possuir faturamento anual superior a 78 milhões.

Nesse caso, a tributação é feita seguindo a presunção de lucros obtida em um dado período, e não de acordo com o lucro que foi obtido de fato. 

Porsani Consultoria e Assessoria Contábil: trabalhamos em prol do sucesso da sua empresa

Agora você já conhece as características principais dos regimes fiscais existentes no Brasil, bem como o enquadramento tributário necessário para encaixar a sua empresa.

Ficou evidente que essa é uma decisão muito importante e que uma escolha errada pode afetar a saúde financeira do seu negócio. 

Por esse motivo, é de extrema importância contar com a ajuda de profissionais qualificados no mercado. E nós temos a melhor equipe para lhe auxiliar nessa questão.

Nós, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil, somos especialistas em tributação e vamos elaborar o melhor e mais adequado planejamento tributário para a sua empresa.

Entre em contato conosco, para isso, é só clicar no ícone do whatsapp no canto da tela e falar com um de nossos especialistas.

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem Banner Home - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Siga-nos em nossas Mídias Sociais

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
As dificuldades encontradas pelos empreendedores, de forque que a legislação…
Cresta Posts Box by CP