Índice
ToggleClique somente se quiser [aumentar – de fato – o faturamento de seu comércio ou empresa, com uma estratégia simples].
Isso pode ter acontecido com você…
Você vê uma promoção ou um anúncio que parece “ler sua mente”.
Você instantaneamente se identifica com a mensagem e, quando percebe… BINGO!!! Já realizou a compra do produto ou serviço.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O mais interessante a ser observado é que, você já deve ter ignorado muitas vezes o conteúdo de uma marca concorrente, que vende produtos similares ou até mesmo idênticos, sem perceber que eles poderiam resolver problemas os mesmos problemas, e mais, que o preço deles ainda eram melhores do que o do seu atual fornecedor. Incrível isso, não é?
Isso nos traz um ponto de interrogação à mente:
Por que alguns produtos/serviços nos atraem instantaneamente, enquanto outras ofertas nunca são percebidas por nossos radares cerebrais?
A razão por trás disso é a execução efetiva de uma incrível estratégia de Marketing chamada segmentação de mercado.
Para falar mais sobre o que é, e a importância desse tipo de estratégia, a partir de hoje publicaremos uma série de artigos sobre a importância da segmentação de mercado e o quanto o uso desta estratégia adequadamente pode aumentar em até 3X o seu faturamento em poucos dias.
Quando surgiu o termo segmentação de mercado?
Criada na década de 1950, a segmentação de mercado é baseada no entendimento de que uma solução, desenvolvida ou produzida por uma empresa, não pode ser tudo para todos.
Um produto/serviço é obrigado a ter recursos que resolvem certos pontos de dor melhor do que outros. Essa capacidade torna a oferta atraente para grupos de possíveis compradores que estão lidando com os problemas que cada produto ou serviço elimina. Essas pessoas têm motivações e desejos semelhantes e são fáceis de agrupar.
É de total interesse das empresas identificar os segmentos que lhes sejam totalmente favoráveis e estejam dispostos a comprar seus produtos. E, ao fazerem isso, investir seu orçamento em estratégia de marketing e publicidade totalmente focado nestes segmentos.
Nosso intuito através desta série de artigos, é explorar a importância da segmentação de mercado , os diferentes tipos de estratégias de segmentação, o processo de criação de um segmento e alguns desafios envolvidos.
O que é Segmentação de Mercado ou Segmentação de Clientes?
A definição clássica de segmentação de mercado ou segmentação de clientes é “dividir um mercado amplo e heterogêneo compreendendo clientes potenciais com vários e diferentes tipos de preferências, pontos de dor e capacidades de compra variadas em subgrupos homogêneos menores, com base em semelhanças percebidas de idade, gênero, localização, renda, interesses, problemas e origens culturais para que seja mais fácil agarrar sua atenção com uma mensagem de marketing”
Um ótimo exemplo de segmentação de mercado em ação é a indústria automobilística. Todo mundo precisa de um carro para ir e voltar. Mas se ir de um lugar para outro é o único “requisito” com base no qual as empresas promovem seus produtos, então por que existem tantas marcas, modelos e versões diferentes – geralmente de uma única marca?
É porque os compradores querem principalmente transporte privado e conveniente. Mas além deste ponto doloroso, existem várias outras considerações que entram em jogo. Alguns desejam possuir um carro grande e espaçoso para acomodar membros da família que tendem a viajar juntos.
Alguns podem querer veículos com mais potência e velocidade, porque o tempo é essencial para os seus objetivos diários. Outros ainda compram um carro como um símbolo de status. Tais clientes podem ser atraídos com a promessa de uma aquisição de luxo que seus pares não podem rivalizar.
As empresas de automóveis são mestres em identificar e alavancar essas diferenças.
Quando você pensa no Volkswagen Polo, atributos robustos, acessíveis lhe vêm à mente, trazendo-lhe confiança na compra. Mas você sabe que a Volkswagen possui as marcas Audi, Lamborghini e a Porsche, dentre outros. Marcas que representam glamour, estilo de vida e exclusividade!
A Volkswagen tem vários “modelos” diferentes para diferentes grupos de clientes. Pode parecer confiável para alguns e elite para outros. A empresa atuou na ciência de agrupar compradores com necessidades semelhantes e criou um mix de marketing direcionado para cada cluster, de modo a posicionar seus veículos como a melhor opção no mercado.
Por que a segmentação de mercado é tão importante?
A Segmentação de mercado é inevitavelmente seguida por diferenciação e posicionamento . Os três conceitos são a espinha dorsal de uma campanha de marketing lucrativa. Se uma empresa falha na segmentação, ela também afeta as etapas subsequentes de diferenciação e posicionamento.
Portanto, é fundamental para o sucesso de um produto desenvolver uma estratégia de segmentação de mercado correta.
Conclusão
Neste primeiro artigo falamos sobre o que é e sobre a importância de sua empresa ter uma excelente estratégia de segmentação de mercado para se diferenciar dos concorrentes e se tornar a marca preferida de seus consumidores.
Se você realmente deseja aumentar seu faturamento em poucos dias e se tornar uma marca reconhecida no seu mercado de atuação, você precisa ler o próximo artigo, pois falaremos sobre ROI e Fortalecimento da Marca. Está imperdível!
Não quer perder nenhum de nossos conteúdos? Então cadastre-se em nossa newsletter, e receba, na comodidade de seu e-mail os melhores artigos sobre marketing, vendas, contabilidade e empreendedorismo.
Muito sucesso e até breve…