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ToggleQue tal ter retorno rápido sobre seus investimentos (ROI), além de ter uma marca notoriamente reconhecida pelo seu público, hein?!
No artigo anterior falamos sobre o que é segmentação de mercado e sua importância para que sua estratégia de marketing seja poderosa e você consiga [aumentar o faturamento de sua empresa em até 03 vezes] o que fatura hoje, em pouquíssimo tempo. Hoje, iremos falar sobre ROI – Retorno sobre o investimento e o quanto segmentar seu mercado de atuação pode fortalecer sua marca na mente de seus consumidores. Imagine lançar um produto para todos os tipos de público. Isso é conhecido como marketing de massa. Os únicos canais que são expansivos o suficiente para cobrir todos os possíveis grupos de compradores são a televisão e a mídia impressa. E este tipo de mídia para publicidade é muito cara. Você está disposto a gastar rios de dinheiro com este tipo de publicidade, sem saber se o seus investimentos lhe trarão algum tipo de retorno satisfatório? Por meio de uma segmentação refinada de seu mercado, sua empresa poderá escolher grupos de clientes em potencial, diferenciados, e alcançar seus objetivos de retorno em um tempo muito curto.Você pode segmentar seu mercado através de alguns critérios, dentre os quais destacamos:
- Critérios geográficos e/ou Demográficos;
- Ou um público “pré” ou favoravelmente disposto a contratar seus produtos ou serviços e, portanto, fácil de converter, como o mercado fitness, por exemplo.
A Segmentação de mercado reforça personalidade da marca
Vamos entrar na mentalidade das pessoas e analisar o perfil psicológico do consumidor 3.0 – consumidor de hoje – por um momento. A análise desses critérios é necessária para coletar dados suficientes e segmentar mercados, pois isso é como “ouro” em termos de dados coletados do público. Isto é, as motivações do comprador, as histórias que eles contam sobre seus problemas e os benefícios prometidos que gostariam de aproveitar para vencerem seus desafios e atenderem seus desejos, são a fórmula mágica para o sucesso de qualquer empresa detentora dessas informações fundamentais do seu público. Ao juntar todos esses ingredientes, as marcas criam promoções e anúncios extremamente específicos, que têm um alto fator de identificação e podem ativar a emoção das pessoas. E, como você já deve saber, a emoção é o combustível da ação! Quando os subgrupos são identificados com base em limites geográficos e perfis psicológicos, é muito fácil se concentrar em um segmento específico, dominá-lo e depois expandir ou estender o esforço para setores adjacentes (segmentação geográfica) e necessidades relacionadas de clusters de compradores (segmentação demográfica e psicológica) sem reinventar a roda. A Nike, por exemplo, sempre fez isso de modo brilhante! Lançou seus tênis de corrida e levou um tempo para entender a quem esses calçados serviriam. Quando as características e motivações de seus compradores se tornaram aparentes, a empresa introduziu toda uma série de produtos complementares (camisetas, bermudas, agasalhos e acessórios para a prática esportiva) que provocou o que é hoje conhecida como a ” Revolução Fitness “.Conclusão
A segmentação de mercado permite que uma empresa atue com o melhor de suas habilidades lucrativas, devido ao tamanho menor dos grupos a quem pretende atender e a melhor definição de seus desejos e anseios. A segmentação bem estruturada também gera informações que ajudam a criar marcas com alto reconhecimento. E, quando essas duas vantagens se juntam, a retenção de clientes é uma realidade e as marcas se tornam poderosas. Sendo assim, quando você segmenta o seu mercado de atuação, seus investimentos em marketing e publicidade são mais direcionados, seus retornos tornam-se mensuráveis e garantidos, além de sua marca tornar-se a nº 01 no gosto e preferência de seu público de interesse. O que resulta na sua marca sendo reconhecidamente uma das melhores em seu segmento de atuação. Isso é importante pra você? No próximo artigo, falaremos sobre os diferentes tipos de segmentação de mercado, para que, assim, você comece a analisar o seu negócio e defina qual a melhor forma de segmentar o seu mercado, de modo a atingir todos seus objetivos de aumento de faturamento e lucratividade em tempo recorde, ok? O próximo artigo está realmente imperdível… Muito sucesso e até breve…
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