Fique por dentro dos tributos que incidem sobre a sua telecom e entenda qual a tributação ideal
Entenda os pormenores da tributação sobre serviços de telecomunicações
Atuar na gestão de uma empresa de telecomunicações, a famosa Telecom, é um grande desafio que você abraçou e encarou de frente, tendo que cuidar de todos os detalhes do negócio.
Não é fácil, pois além de todas as questões internas, como os setores administrativo, contábil e financeiro, você também precisa atuar na linha de frente do negócio, seja para otimizar os seus serviços ou para prospectar e manter clientes.
[elementor-template id="14141"]Pois bem, mas no meio disso tudo é necessário olhar com carinho para os bastidores da sua Telecom e hoje iremos tratar de um tema muito relevante que é a tributação sobre serviços de telecomunicações.
Sim, esse assunto que costuma ser complexo e assusta muito gestor vai ser tratado aqui, neste artigo, de forma simples e objetiva para que você conheça os tributos que incidem sobre o seu negócio e saiba com quem contar para organizar a sua contabilidade.
Sendo assim, tenha uma ótima leitura!
Ver essa foto no Instagram
Tributação sobre serviços de telecomunicações
Não há como negar que a carga tributária é muito pesada para diversos tipos de negócio, inclusive as empresas de telecomunicações.
Por conta disso, é necessário que você, gestor, entenda efetivamente o que você está pagando, de modo que tenha um controle mais efetivo de todo o seu negócio.
Pois bem, quando o assunto é tributação sobre serviços de telecomunicações, logo precisamos tratar de um tipo específico de imposto, que é o ICMS.
O ICMS representa o imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, onde as alíquotas internas possuem definições distintas em cada estado do Brasil.
E dentro do ICMS, podemos falar sobre dois tipos de serviços, que são:
- Serviços medidos;
- Serviços não medidos.
Assim, fica fácil de explicar que os serviços medidos são aquelas que podem ser tarifados, como por exemplo uma eventual contagem do tempo de utilização do serviço pelo usuário final (o consumidor).
Inclusive, é o que acontece muito com relação aos serviços de internet.
Já os serviços não medidos não há como fazer a quantificação do serviço e, com isso, você pode determinar um valor fixo por determinado pacote.
Um bom exemplo disso é anunciar 100GB de internet por R$59.
A importância de um bom suporte contábil
Como estamos falando de tributação sobre serviços de telecomunicações, não tem como não abordar o ICMS e os seus desdobramentos, mas não podemos esquecer que ainda existem outros, como o PIS e Cofins.
Por isso, para que você não fique perdido e, com isso, perca o controle do seu negócio, o ideal é contar com o suporte de um bom profissional contábil para te auxiliar a gerir a sua contabilidade.
Conte com a expertise da Porsani Consultoria Contábil!
Quando o assunto é tributação para empresas de telecomunicações, nada melhor do que contar com quem entende do assunto e pode te ajudar!
Nós, da Porsani Consultoria Contábil, estamos prontos e preparados para cuidar de cada detalhe do seu negócio e garantir a tributação mais vantajosa, para que você não tenha eventuais prejuízos no seu caixa.
Sendo assim, para maiores detalhes sobre o nosso mix de serviços, basta nos contatar agora mesmo!