[elementor-template id="15544"]

Compliance tributário: o que é, sua importância e como implementá-lo

Tudo o que você precisa saber sobre o compliance tributário

Esclareça suas dúvidas sobre o compliance tributário para implementá-lo em sua empresa

Manter o compliance tributário é fundamental a fim de garantir a conformidade fiscal de sua empresa e evitar o pagamento de multas e demais sanções por parte do governo.

Mas você sabe o que significa compliance tributário? Sabe como ele funciona e como implementá-lo? 

No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!

[elementor-template id="14141"]

Leia também:

Afinal, o que é o compliance tributário e para que ele serve?

O compliance tributário consiste em um conjunto de ações e estratégias legais para garantir o cumprimento correto da legislação tributária e de suas obrigações fiscais, como o cálculo e recolhimento correto dos tributos, a devida escrituração de seus documentos fiscais etc.

Sendo assim, o seu objetivo é manter o correto cumprimento das obrigações fiscais da empresa, bem como evitar erros e identificar as razões por trás deles, garantir maior controle dos seus procedimentos fiscais etc.

Para saber um pouco mais sobre a importância dessa importante ferramenta, continue conosco.

Qual a importância do compliance tributário?

Se você é um dos empresários que sentem dificuldades na hora de apresentar suas declarações, escriturar seus documentos fiscais e recolher seus impostos devidamente, o compliance tributário deve ser o seu principal aliado para manter a conformidade fiscal de sua empresa.

Desse modo, é possível evitar a cobrança de multas que podem chegar a valores altíssimos, como de 225% do valor do tributo devido na esfera federal.

Além disso, ao realizar o devido cálculo e recolhimento dos seus tributos, você evitará pagar mais tributos do que o necessário e poderá identificar tais irregularidades.

Assim, será possível reunir as informações necessárias para solicitar a recuperação dos tributos pagos a mais nos últimos 5 anos.

Como implementar o compliance tributário em sua empresa?

Visando aplicar as medidas de compliance tributário em sua empresa, é necessário ter bastante empenho e conhecimento. Isso porque trata-se de um processo contínuo e que deve sempre ser aprimorado para que se mantenha efetivo.

Desse modo, sua implementação, regra geral, se divide em 4 etapas:

1. Comprometimento

Você precisa não só reconhecer a necessidade de implementar essas medidas, como também se comprometer com o modo como a sua empresa lida com suas questões fiscais.

2. Implementação

É nesse momento que o projeto começa na prática. Aqui, são identificadas e levantadas todas as dores de sua empresa e as estratégias que devem ser utilizadas para sanar essas dores.

São feitos os orçamentos das ferramentas que poderão ser utilizadas, os planejamentos para realizar as mudanças, bem como são formadas as equipes que aplicaram essas mudanças.

3. Monitoramento

Nesta etapa, deve-se realizar a supervisão das novas práticas para garantir que o projeto ocorra de forma efetiva e que irá proporcionar os efeitos desejados.

4. Melhoria contínua

Trata-se do momento do aperfeiçoamento das medidas de compliance que foram implementadas. Para tanto, deve-se fazer uma análise meticulosa a fim de identificar os pontos de evolução e os pontos que precisam ser melhor desenvolvidos para garantir a conformidade fiscal do negócio.

Conte com a Porsani!

Não existe uma fórmula mágica de quais medidas de compliance devem ser implementadas em sua empresa.

Por isso, é fundamental contar com especialistas em tributação para que sejam aplicadas as medidas que poderão sanar as reais dores do seu negócio.

Desse modo, saiba que nós, da Porsani, podemos ajudar você!

Afinal, temos domínio da legislação, expertise em tributação e em recuperação tributária,

Portanto, entre em contato conosco para que possamos começar a ajudar você hoje mesmo!

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A CONFORMIDADE FISCAL DE SUA EMPRESA!

Classifique nosso post

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Entenda como funciona o processo para reativar CNPJ Evite maiores…
Cresta Posts Box by CP