skip to Main Content
O Que E Ativo Imobilizado Saib Atudo Sobre O Assunto Blog - Contabilidade em Alphaville | Porsani Contabilidade

Descubra agora o que é ativo imobilizado!

O que é ativo imobilizado? Tudo o que você precisa saber!

Descubra, em nosso artigo, o que é ativo imobilizado, quais são os seus tipos e como contabilizá-los

Você sabe o que é ativo imobilizado? Trata-se de um instrumento muito importante para apresentar o real diagnóstico da saúde financeira da sua empresa.

No entanto, por mais que seja bastante comum na área contábil, esse termo gera muitas dúvidas nos gestores.

Por isso, no artigo de hoje, nós, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Acompanhe!

O que é ativo imobilizado?

Os ativos imobilizados são elementos que formam o patrimônio da empresa, por isso devem estar presentes nas demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial.

Conforme o CPC 27, eles podem ser definidos como um conjunto de bens tangíveis, utilizados por mais de um ano para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel ou fins administrativos.

Além de possuírem vida útil de mais de um ano, esses bens precisam respeitar o valor unitário mínimo superior a R$ 1.200,00.

Confira alguns artigos que separamos para você entender mais o assunto:

Quais são os ativos imobilizados?

Os ativos imobilizados são classificados por classes, sendo elas bens de natureza e uso semelhantes. Nesse sentido, podemos citar como exemplos de ativos imobilizados:

  • Terrenos;
  • Embarcações;
  • Veículos;
  • Edifícios e construções;
  • Construções em andamento;
  • Benfeitoria em imóveis de terceiros;
  • Máquinas, equipamentos e instalações industriais;
  • Móveis e utensílios;
  • Instalações comerciais etc.

Como os ativos imobilizados são contabilizados?

A contabilização dos ativos imobilizados ocorre por meio de três etapas: reconhecimento, mensuração e depreciação. 

1. Reconhecimento

Nessa etapa, é identificado o que pode ser considerado como ativo imobilizado. Ou seja, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

  • Ser tangível;
  • Ser utilizado por mais de um ano;
  • Ser destinado à produção ou ao fornecimento de mercadorias e/ou serviços, para aluguel ou fins administrativos;
  • Possuir valor unitário mínimo superior a R$ 1.200,00.

2. Mensuração

Conforme o CPC 27, os itens do ativo imobilizado classificados para reconhecimento como ativo devem ser mensurados pelo seu custo.

Esse custo deve considerar:

  • O preço de compra acrescido dos impostos devidos;
  • Os custos para que o ativo seja inserido no local correto e tenha as condições necessárias para funcionar de forma correta e conforme as expectativas da gestão da empresa;
  • A estimativa inicial dos custos de desmontagem e de remoção do ativo, bem como os custos de restauração da área em que o bem está localizado, quando houver obrigação futura para a empresa.

3. Depreciação

A depreciação pode ser definida como a perda de valor com o passar do tempo dos bens que compõem o ativo imobilizado. Por isso, ela deve ser considerada ao calcular os valores desses bens.

Além disso, conforme o CPC 27, para depreciação, é preciso considerar os seguintes aspectos:

  • Cada bem que compõe o ativo imobilizado e possua custo significativo deve ser depreciado de forma separada;
  • Quando o custo não for significativo em comparação ao custo total, a empresa pode depreciar os bens de forma separada ou não, a depender da sua escolha;
  • Para o cálculo de depreciação, devemos seguir as taxas de depreciação definidas pelo Anexo III da Instrução Normativa n° 1.700/2017.

Precisa de ajuda com os ativos imobilizados? Conte com a Porsani!

Sabemos que o conceito de ativo imobilizado pode parecer um pouco complexo para quem não é especialista na área, mas a boa notícia é que você não precisa se preocupar com esses assuntos sozinhos.

Afinal, nós, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil, estamos aqui para prestar o suporte de que você precisa para elaborar as demonstrações contábeis de forma correta, segura e efetiva.

Possuímos vasta experiência no mercado auxiliando empresas de diferentes portes na elaboração e na análise de relatórios e demonstrações contábeis, bem como nas demais atividades da rotina contábil.

Sendo assim, com os nossos serviços, a sua empresa se manterá transparente, organizada, confiável e regular perante o mercado, os clientes e os órgãos reguladores.

Dessa forma, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil.

Somos um escritório de contabilidade com todas as áreas referentes a essa atividade, mas, acima de tudo, somos parceiros de negócios. Solucionar problemas e contribuir para o sucesso de quem está com a gente é a nossa missão.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Descubra agora o que é ativo imobilizado!
Article Name
Descubra agora o que é ativo imobilizado!
Description
O que é ativo imobilizado? Tudo o que você precisa saber! Leia o nosso artigo e confira mais informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Porsani
Publisher Logo

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você
Mantenha uma gestão efetiva e lucrativa com as nossas dicas…
Cresta Posts Box by CP