Prontuário eletrônico: saiba como ele facilita o cotidiano da sua clínica

Confira Como O Prontuario Eletronico Ajuda A Ganhar Tempo E Melhorar A Performance Da Clinica Medica Blog Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Informações importantes que vão ajudar você a entender mais sobre o prontuário eletrônico

Entenda o que é o prontuário eletrônico e por que ele é necessário em sua clínica médica

Buscar continuamente por um atendimento eficiente precisa estar na pauta de todo gestor de clínica médica que se preocupa, de fato, com a eficiência do negócio, e o prontuário eletrônico ajuda você nessa tarefa.

Nesse sentido, preparamos o presente artigo para ajudar você a entender melhor sobre como essa tecnologia é necessária em sua empresa.

Continue conosco até o final do nosso material e saiba mais sobre o prontuário eletrônico, principais dificuldades que gestores de clínicas enfrentam ao lidar com essa tecnologia, a sua importância e o que considerar ao escolher um para o seu empreendimento.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Sendo assim, fique com a gente até o final, faça uma ótima leitura e otimize os seus processos!

O que é o prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico consiste em uma tecnologia que vem tomando cada vez mais espaço no dia a dia de clínicas e hospitais, independentemente do porte e especialização que atenda, devido aos inúmeros benefícios que costuma oferecer.

Trata-se do uso de ferramentas eletrônicas, como software, para registrar e compartilhar informações dos pacientes, como, por exemplo, aquelas relacionadas à:

  • Sinais e sintomas;
  • Diagnósticos;
  • Exames realizados (e respectivos resultado);
  • Evolução do paciente;
  • Tratamento e remédios prescritos, dentre outros.

Ele vem com uma estratégia a qual possibilita modernizar a maneira como os registros dos pacientes são organizados, arquivados e compartilhados.

Até pouco tempo atrás era comum que os prontuários fossem elaborados e arquivados em papel, mas atualmente o prontuário eletrônico vem se tornando cada vez mais presente em ambientes clínicos e hospitalares.

E, por falar em facilidades para sua gestão, abaixo relacionamos alguns artigos os quais vão ajudar você a realizar uma administração ainda mais eficiente de sua clínica ou hospital:

Quais as principais dificuldades em lidar com ele

Mas temos que admitir que muitas clínicas ainda criam um pouco de obstáculo à adoção dessa estratégia em seu dia a dia.

Um dos motivos se deve ao fato de que, por conta da priorização de outras urgência, é comum que o gestor acabe deixando sempre para depois a implementação de um prontuário eletrônico em sua clínica.

Ainda, principalmente os consultórios mais tradicionais, podem acabar se acomodando com as práticas antigas e acabam por não usufruir de todas as vantagens que podem ser alcançadas adotá-lo no dia a dia da empresa.

E, falando em obstáculos em sua clínica, leia o e-book que preparamos e entenda como garantir mais fôlego para o seu caixa por meio da recuperação de crédito tributário:

Por que ele é importante para sua empresa?

Isso porque, tratando-se dos benefícios e importância do prontuário eletrônico, podemos citar a facilidade de obter informações relacionadas ao histórico do paciente, evitando, inclusive, erros na leitura e interpretação de informações provenientes de métodos manuais, como, por exemplo, a escrita.

Mas praticidade em arquivar os dados, já que a estrutura física necessária para salvar e organizar esses arquivos costuma ser bem mais compacta, se comparada aos arquivos em papel.

Ele também facilita a adoção de ações que tornem os dados mais protegidos, possibilitando, inclusive, o uso de senha para que se tenha acesso às informações, dentre outros.

No vídeo abaixo você saberá mais sobre a importância de contar com o prontuário eletrônico no dia a dia da sua clínica e como escolhê-lo:

Quais cuidados ter ao adquirir um prontuário eletrônico?

Mas é importante lembrar que os prontuários eletrônicos, assim como os físicos, contêm dados sensíveis dos seus pacientes, sendo necessário permitir que eles sejam acessados apenas por quem possui o direito para tanto.

Ainda, é importante conhecer quais as necessidades do seu empreendimento, como volume de informações que você deverá arquivar, tipos de exames mais comuns no seu dia a dia, para que a ferramenta referente ao formulário eletrônico utilizado esteja, de fato, alinhada com as necessidades do seu empreendimento.

Porsani: com a gente fica muito mais fácil estar em dia com a legislação trabalhista!

Como pudemos observar em nossa conversa, o prontuário eletrônico é uma poderosa ferramenta a qual pode trazer mais praticidade ao seu dia a dia.

Mas, ao contar com ela no dia a dia da sua empresa, é necessário atentar-se para alguns aspectos importantes, principalmente relacionados à segurança da informação, para que você possa garantir a privacidade dos seus pacientes.

Dito isso, cabe lembrar que nós, da Porsani, somos uma contabilidade especializada em empresas da área de saúde e nos preocupamos em apresentar soluções que dêem mais praticidade ao seu dia a dia.

Sabendo disso, converse com a gente e tenha detalhes sobre a importância do nosso suporte para o desenvolvimento da sua empresa.

Clique aqui e conte com quem pode ajudar sua empresa a otimizar os seus processos!

5/5 - (1 vote)

Summary
Prontuário eletrônico: saiba como ele facilita o cotidiano da sua clínica
Article Name
Prontuário eletrônico: saiba como ele facilita o cotidiano da sua clínica
Description
Informações importantes que vão ajudar você a entender mais sobre o prontuário eletrônico. Leia o nosso artigo e confira!
Author
Publisher Name
Porsani
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem Banner Home - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Siga-nos em nossas Mídias Sociais

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Entenda quais as situações que podem gerar um CNPJ inapto…
Cresta Posts Box by CP