skip to Main Content
Aprenda A Elaborar Demonstracoes Contabeis Para Sua Clinica Medica Blog - Contabilidade em Alphaville | Porsani Contabilidade

Demonstrações contábeis: saiba como elas são feitas

Saiba como as demonstrações são realizadas e como podem ajudar sua clínica

No artigo de hoje, vamos bater um papo sobre demonstrações contábeis, sobre como eles são feitas e sobre como podem contribuir com o desenvolvimento da sua clínica

As demonstrações contábeis são relatórios importantes não apenas para que sua clínica médica cumpra obrigações junto ao fisco, mas também para que você tenha um maior controle sobre sua empresa.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos bater um papo sobre o que, de fato, são as demonstrações contábeis, sobre por que elas são importantes ao seu negócio e sobre como elas devem ser feitas.

Então, fique com a gente até o final, faça uma ótima leitura e entenda como essa ferramenta te ajuda no processo de tomada de decisões.

O que são demonstrações contábeis?

Demonstrações contábeis podem ser entendidas como relatórios utilizados para demonstrar os números de uma determinada entidade.

Ou seja, tratam-se de documentos que têm como objetivo explicitar as mudanças e o comportamento financeiro e contábil de uma entidade.

Ainda, elas buscam evidenciar a estrutura do patrimônio da sua empresa por meio de fatores monetários.

Nesse sentido, as principais demonstrações contábeis são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração do Valor Adicionado etc.

Por meio delas, você consegue entender a posição atual do patrimônio da sua empresa. Sobre sua importância, a gente vai conversar no próximo tópico.

Qual a importância delas para sua clínica médica?

A partir delas, você consegue entender melhor como os recursos da sua clínica médica estão sendo administrados e se, de fato, eles estão levando o seu empreendimento em direção aos objetivos e às metas previamente estipulados.

Ainda, a análise das suas demonstrações permite saber se você consegue, com o patrimônio atual, pagar seus credores, conhecer seu índice de endividamento, se as atividades da sua clínica já conseguiram cobrir os investimentos iniciais etc.

Ademais, é possível utilizar suas demonstrações contábeis para identificar a existência de gargalos, de gastos desnecessários e de despesas que precisam ser cortadas.

Ao estudar suas demonstrações, é possível identificar fraudes que estejam sendo praticadas e, quando isso é feito paralelo às análises de seus processos, você consegue estabelecer mais segurança às suas finanças.

Como as demonstrações contábeis são feitas?

Realizar as demonstrações contábeis da sua clínica não é tarefa fácil, principalmente porque demanda a apropriação de técnicas específicas da contabilidade, as quais vão permitir que as informações geradas ao final do trabalho possam, de fato, representar a realidade da sua empresa.

Nesse viés, o profissional deverá processar toda as informações geradas por sua clínica, classificá-las em contas específicas, contidas em um plano de contas que esteja alinhado com as características do seu negócio.

Posteriormente, essas contas e seus respectivos saldos serão usados para elaborar as demonstrações contábeis que trouxemos anteriormente.

Então, é imprescindível que se tenha atenção ao se realizar as classificações, pois elas poderão impactar o número final gerado e, consequentemente, as análises feitas que consideram a respectiva conta.

Porsani: suporte para decisões mais acertadas em sua clínica

Como a gente pode verificar em nossa conversa, as demonstrações contábeis podem ser entendidas como documentos que buscam evidenciar a situação contábil e financeira do seu negócio.

Sendo assim, fornecem dados importantes os quais ajudam sua gestão a fazer escolhas com base na realidade do seu empreendimento.

Ainda, sua elaboração demanda conhecimento técnico especializado, bem como tratamento adequado das informações a fim de que elas possam realmente demonstrar o posicionamento da sua entidade em um determinado período.

Dessa forma, um aspecto importante é que nós, da Porsani, somos uma contabilidade especializada em clínicas médicas e estamos preparados não apenas para gerar suas demonstrações contábeis, mas também para analisá-las, para ajudar você a entender a situação do seu negócio e para fazer escolhas com base nos seus números.

Entre em contato com um de nossos profissionais e conheça em detalhes as facilidades que você terá ao contar com o nosso suporte.

CLIQUE AQUI E POSSUA UMA GESTÃO CONTÁBIL EFICIENTE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil.

Somos um escritório de contabilidade com todas as áreas referentes a essa atividade, mas, acima de tudo, somos parceiros de negócios. Solucionar problemas e contribuir para o sucesso de quem está com a gente é a nossa missão.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Demonstrações contábeis: saiba como elas são feitas
Article Name
Demonstrações contábeis: saiba como elas são feitas
Description
Saiba como as demonstrações são realizadas e como podem ajudar sua clínica. Leia nosso post e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Porsani Contabilidade
Publisher Logo

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você
Dicas para abrir um negócio de sucesso em Alphaville com…
Cresta Posts Box by CP