Distribuição de lucros: saiba tudo sobre o assunto!

Distribuicao De Lucros Saiba O Que E E Como Fazer Na Sua Empresa Blog Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Saiba como fazer a distribuição de lucros em sua empresa

Entender a distribuição de lucros é uma forma de evitar erros e de não prejudicar as finanças da sua empresa, assim como a relação com os seus sócios

Conhecer as formas de remuneração dos sócios de uma empresa e saber como elas funcionam são demandas fundamentais para que elas sejam realizadas da forma correta, evitando problemas entre as partes envolvidas e prejuízos financeiros.

Pensando nisso, decidimos trazer um assunto que costuma causar dúvidas em muitos gestores: a distribuição de lucros.

Afinal, por mais que muitos ainda confundam, ela não é a mesma coisa que o pró-labore.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Mas não se preocupe, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a distribuição de lucros em sua empresa.

Acompanhe!

O que é a distribuição de lucros e como ela funciona?

A distribuição de lucros consiste na divisão do faturamento da empresa, em um determinado período, entre os sócios, os investidores e os acionistas, com base nas porcentagens de participação financeira de cada um deles.

Cuidado! Estamos falando de distribuição de lucros, e não de pró-labore!

Os conceitos até podem ser confundidos em um primeiro momento, mas, na verdade, eles são conceitos distintos.

Qual é a diferença entre eles?

Quando falamos em distribuição de sócios, estamos nos referindo, como o nome indica, ao lucro da empresa. Isso quer dizer que essa remuneração só será realizada quando a empresa obtiver lucros. Além disso, a empresa também não pode estar com débitos fiscais.

Ainda, como já foi mencionado, trata-se de uma remuneração aos sócios, aos investidores e aos acionistas, ou seja, àquelas pessoas que investiram dinheiro na empresa, que assumiram riscos financeiros para a abertura e para o funcionamento do negócio e que, portanto, trabalhando ou não na empresa, devem receber esses valores do lucro de acordo com a porcentagem de participação estabelecida no contrato social.

O pró-labore, por sua vez, é uma forma de salário do sócio que administra a empresa, que trabalha no negócio e que, portanto, independente do lucro da empresa, deve receber essa remuneração estabelecida previamente.

Outra importante diferença entre essas duas formas de remuneração é em relação à tributação. Acontece que sobre a distribuição de lucros não incidem impostos, como o IRPF e o INSS, diferentemente do que acontece com o pró-labore.

Veja também:

Quando a empresa pode fazer a distribuição de lucros?

Não há uma regra, portanto ela pode ser realizada de forma mensal, trimestral, semestral ou anual.

Contudo, da mesma forma que a porcentagem deve ser definida no contrato social, a periodicidade da distribuição de lucros também. Quando essa definição não acontece, normalmente, as empresas deixam para fazer essa distribuição de forma anual, após o fechamento do balanço.

Como é feita a distribuição de lucros de uma empresa?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que nem todo o lucro deve ser destinado à distribuição entre os sócios. Afinal, a sua empresa ainda irá precisar de capital de giro e de investimentos em busca de melhorias para o crescimento e para o desenvolvimento do negócio.

Também é muito importante que você defina as regras da distribuição de lucros no contrato social, ou seja, defina a porcentagem, a periodicidade etc. Isso evitará possíveis transtornos e desentendimentos entre as partes envolvidas.

Por último, conte com o auxílio de um profissional contábil para te ajudar nos cálculos devidos, assim como na remuneração de cada sócio e na organização e no controle da documentação necessária.

Conte com o suporte de excelência da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Nós, da Porsani, somos um escritório de contabilidade com o compromisso de trazer soluções assertivas para cada um dos nossos clientes, visando ao crescimento e ao desenvolvimento da empresa.

Os nossos profissionais altamente qualificados estão à sua disposição para realizar a escrituração contábil, demonstrando o lucro auferido no período, para que todo o cálculo da distribuição de lucros seja feito corretamente.

Nós também vamos te auxiliar em toda a organização e em todo o controle da documentação, assim como nas questões fiscais e tributárias a fim de que a sua empresa se mantenha em conformidade legal e de que faça a apuração dos lucros de forma correta.

Então, entre em contato conosco agora mesmo e converse com os nossos especialistas!

CLIQUE AQUI E FAÇA A DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS CORRETAMENTE EM SUA EMPRESA!

5/5 - (1 vote)

Summary
Distribuição de lucros: saiba tudo sobre o assunto!
Article Name
Distribuição de lucros: saiba tudo sobre o assunto!
Description
Saiba como fazer a distribuição de lucros em sua empresa. Leia nosso post e saiba como a distribuição de lucros pode te ajudar.
Author
Publisher Name
Porsani Contabilidade
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem Banner Home - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Siga-nos em nossas Mídias Sociais

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Saiba como gerenciar o repasse médico de forma prática e…
Cresta Posts Box by CP