Fluxo de Caixa da sua Clínica Médica: saiba como ter controle sobre o seu financeiro

Blog 01.12 - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Aprenda a controlar as finanças: veja o que Inserir no fluxo de caixa da sua clínica médica

A gestão do fluxo de caixa é o processo de monitoramento e análise das transações financeiras em tempo real. Ele ajuda sua empresa a reagir rapidamente às mudanças no fluxo de caixa e evitar problemas antes que eles se tornem grandes demais para serem tratados. 

Mesmo que o fluxo de caixa seja um tema mais restrito que a contabilidade, possui um espectro amplo: podemos identificar o que é dinheiro operacional, dinheiro de investimento e dinheiro de financiamento. 

As demonstrações do fluxo de caixa ajudam a rastrear todos esses tipos de dinheiro para que você saiba se tem dinheiro suficiente entrando ou se precisa contrair um empréstimo. 

Vamos ver ao que exatamente você precisa prestar atenção ao analisar o fluxo de caixa de sua clínica médica.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Não deixe de conferir também os artigos listados abaixo para uma melhor gestão em sua clínica:

Importância da análise do fluxo de caixa

A análise do fluxo de caixa mostra se você tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas e outras obrigações. Você não pode administrar um negócio sem dinheiro, portanto é importante saber de onde e quando vem seu dinheiro. 

Se você conhece seu fluxo de caixa, você pode tomar melhores decisões financeiras que o ajudarão a evitar problemas financeiros e a atingir seus objetivos comerciais.

Conheça abaixo o que deve compor e ser analisado no seu fluxo de caixa:

Identificação de datas e eventos-chave

Eventos de fluxo de caixa são transações que afetam seu fluxo de caixa. Pode ser o pagamento por serviços, compra de equipamentos ou um empréstimo que você recebe. O fluxo de caixa é a quantidade real de dinheiro que entra ou sai de sua empresa. 

Ele difere dos números contábeis, pois pode variar de mês para mês, dependendo do momento das contas e dos pagamentos. Quando você estiver analisando seu fluxo de caixa, é importante identificar datas e eventos importantes. Por exemplo, se você estiver administrando um consultório médico, você vai querer saber quando receber suas contas de fornecedores e quando precisa pagar seus funcionários.

Identificar as fontes de dinheiro

Um passo importante na análise de seu fluxo de caixa é identificar as fontes de dinheiro. É fundamental saber quando você receberá dinheiro para poder prever melhor o seu fluxo de caixa. Por exemplo, se você estiver analisando um consultório médico, você vai querer saber quando você está esperando o pagamento dos provedores de seguros ou de seus pacientes. 

Seus clientes são a principal fonte do seu fluxo de caixa. Sem eles, seu negócio não sobreviveria. Você vai querer analisar as condições de pagamento deles para determinar quando eles lhe pagaram. Há algumas outras fontes de dinheiro que você vai querer considerar. Elas incluem: 

Retornos de investimento – Se você tiver ativos de investimento, você pode conseguir utilizar seu fluxo de caixa. No entanto, isto nem sempre é uma boa ideia, uma vez que os investimentos não são projetados para serem usados para as despesas do dia a dia. 

Subsídios – Se sua empresa não tem fins lucrativos, talvez você possa obter subsídios para financiar suas operações. Mas estas são geralmente raras e difíceis de serem obtidas. 

Devedores – Se você está no negócio, é provável que em algum momento você deve dinheiro aos credores. As datas de vencimento dessas dívidas são um fator importante no fluxo de caixa de sua empresa.

Revisar as faturas pendentes

Outro fator a ser considerado ao analisar o seu fluxo de caixa são as faturas pendentes. É crucial manter o controle de suas faturas pendentes e revisá-las regularmente. Se você tiver clientes que ainda não lhe pagaram, eles podem afetar seu fluxo de caixa. 

Se você tiver uma fatura vencida, isso pode ter um impacto negativo em seu fluxo de caixa. Isto é especialmente verdade se você tiver que levar seus clientes a um tribunal para cobrar o pagamento. Talvez você tenha que gastar dinheiro em taxas legais, o que afetará seu fluxo de caixa.

Pagamentos atrasados de clientes

A inadimplência é um dos fatores que mais podem afetar o fluxo de caixa de uma organização. Se sua clínica tiver muitos clientes que pagam com atraso, isso pode afetar seu setor financeiro de forma significativa. 

Portanto, é importante rever todas as condições de pagamento dos clientes quando estiver analisando seu fluxo de caixa. Se você observar que existem altos índices de inadimplência, isso pode ser uma indicação de que há um problema que precisa ser solucionado.

A propósito, não se esqueça de checar seu dinheiro em caixa!

É essencial estar ciente da quantidade de dinheiro que você tem disponível. Por isso, é  importante manter seu fluxo de caixa atualizado diariamente. Este é um elemento chave em seu fluxo de caixa. 

Afinal, sem ativos financeiros não dá para honrar os compromissos financeiros de uma organização. Como, por exemplo, pagar funcionários, fornecedores e outros credores dentro do prazo.

Reembolso de dívidas de longo prazo

Se você tiver qualquer dívida de longo prazo, como uma hipoteca ou um empréstimo para investimento, você terá que pagá-la com juros. Isto pode afetar seu fluxo de caixa.  Se você quiser evitar isso, precisará fazer pagamentos extras de sua dívida para pagá-la mais rapidamente. Isto liberará dinheiro que você pode usar para outros fins. 

A dívida de longo prazo é geralmente considerada ruim para sua empresa. Você geralmente vai querer minimizar a quantidade de dívida que tem. Entretanto, algumas dívidas de longo prazo podem ser úteis.

Fluxo de caixa – resumo

Em resumo, o fluxo de caixa é a quantidade total de dinheiro que entra e sai de um negócio mensalmente. Diferente da contabilidade, pois está mais preocupado em quando o dinheiro entra e sai do que com a quantia. 

É por isso que o fluxo de caixa é um fator tão importante na gestão de um negócio: ele permite antecipar problemas com receitas e despesas antes que eles se tornem grandes demais para serem resolvidos. 

Ter um forte domínio do fluxo de caixa de sua empresa pode ajudá-lo a evitar problemas, tomar melhores decisões financeiras e atingir seus objetivos comerciais.

Porsani Consultoria – conheça a nossa empresa e saiba o que pode fazer por sua clínica 

Aqui, na Porsani, procuramos ajudar aqueles que se conectam conosco a atingir seus objetivos, oferecemos serviços em todos os aspectos deste assunto tratado no artigo. Logo, se você deseja aumentar seu controle financeiro ou melhorar outros processos empresariais, nós podemos auxiliá-lo.

Entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida ou preocupação. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

TENHA UM CONTROLE FINANCEIRO EFETIVO EM SUA CLÍNICA – CLIQUE AQUI E CONTE COM UM ESPECIALISTA

Classifique nosso post

Summary
Fluxo de Caixa da sua Clínica Médica: saiba como ter controle sobre o seu financeiro
Article Name
Fluxo de Caixa da sua Clínica Médica: saiba como ter controle sobre o seu financeiro
Description
Afinal, você sabe como o fluxo de caixa de sua clínica deve ser feito? Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
Author
Publisher Name
PORSANI
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Imagem Banner Home - Contabilidade em Alphaville | Porsani Consultoria e Assessoria Contábil

Siga-nos em nossas Mídias Sociais

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Conheça qual a importância de emitir nota fiscal na sua…
Cresta Posts Box by CP