Descubra Como Recuperar O Que Voce Pagou A Mais De Impostos Na Construcao Civil Nos Ultimos 5 Anos Post - Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade

Impostos na construção civil – como recuperar o que foi pago a mais?

Descubra como recuperar o que você pagou a mais de impostos na construção civil nos últimos 5 anos!

Evite prejuízos para sua construtora, sabendo como identificar e recuperar os impostos que foram pagos a maior

Ter um negócio na área de construção civil demanda um cuidado impecável com todos os fatores necessários para que tudo funcione de forma adequada. 

Ou seja, é preciso ter uma boa gestão dos projetos, cuidar bem dos aspectos financeiros e orçamentários e estar em dia com todas as obrigações que viabilizam o funcionamento regular do seu negócio, dentre elas, os impostos… 

Contudo, em meio a uma rotina corrida, especialmente quando não se tem suporte adequado, é comum que erros ocorram, porém, é preciso saber como corrigi-los a fim de que sua construtora não fique no prejuízo. 

Sendo assim, preparamos o artigo de hoje com o intuito de falar sobre a solução para um problema que muitas construtoras enfrentam: o pagamento indevido de impostos.

Impostos – o que fazer quando ocorrer pagamento indevido? 

Os erros na apuração de impostos acabam ocorrendo, principalmente se não houver o acompanhamento de um profissional contábil especializado…

Devido à complexidade da tributação brasileira, com altos valores de alíquotas e diversas especificidades nas legislações, comumente, diversos gestores da área de construção civil pagam mais impostos do que devem. 

A principal razão para isso se dá pelo regime monofásico e substituição tributária, os quais levam ao pagamento de impostos que não eram necessários. 

Regime monofásico e substituição tributária 

De forma bem resumida, quando se tem o regime monofásico e a substituição tributária, impostos como o PIS, COFINS e ICMS só precisam ser pagos no início da cadeia tributária.

Na construção civil, a base de construção civil são os impostos da prestação de serviço, contudo, quando utilizados materiais de construção na obra, é aplicado o regime de substituição tributária.

Isso significa que, na apuração dos seus impostos, esses devem ser deduzidos. 

Recuperacao De Credito - Contabilidade em Alphaville | Porsani ContabilidadePowered by Rock Convert

Contudo, ocorre que muitas empresas acabam pagando novamente, sem necessidade, o que gera prejuízos para a empresa. 

Entretanto, existe uma solução para isso, e é exatamente sobre ela que falaremos a seguir. 

Recuperação de crédito tributário

A recuperação de crédito tributário consiste em reaver para o caixa ou compensar em futuros impostos da mesma natureza o que foi pago indevidamente nos últimos 5 anos. 

Dessa forma, o seu negócio não fica no prejuízo, porém, é algo que demanda expertise contábil para ser realizado adequadamente. 

Para a realização da recuperação de crédito tributário, é preciso que os seguintes processos sejam realizados: 

  • Identificação de créditos a serem recuperados;
  • Comprovação da existência de créditos; 
  • Solicitação junto à Receita Federal; 
  • Recuperação por restituição ou compensação. 

Quando a recuperação é aprovada por restituição, o valor é corrigido pela taxa Selic e volta para o caixa do seu negócio, já na compensação, é possível abater futuros impostos da mesma natureza.

Em todo caso, o processo evita que a sua construtora fique no prejuízo.

Conte com a Porsani contabilidade para recuperar seus créditos tributários! 

Para que os impostos, recuperação de crédito tributário e todas as demais responsabilidades contábeis que sua construtora possui não sejam um problema em seu dia a dia, você pode contar conosco, da Porsani! 

Somos uma contabilidade especializada em construção civil e dispomos de profissionais com a expertise e experiência necessárias para cuidar disso para você. 

Basta entrar em contato conosco agora mesmo.

RECUPERE OS TRIBUTOS DE SUA CONSTRUTORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Todos os empresários aparentam indignados e insatisfeitos com a alta…
Cresta Posts Box by CP
Open chat