Quais São Os Tipos De Tributação Para Sua Clínica Médica - Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade

Quais são os tipos de tributação para sua clínica médica?

Conheça quais tipos de tributação a sua clínica pode ser enquadrada e aprimore a gestão de sua clínica médica em Alphaville

Impostos: tudo o que você, gestor de clínica médica em Alphaville, precisa saber sobre o assunto para ter uma gestão eficiente

Impostos são um tema causador de muita preocupação em empresários, e com razão, já que boa parte dos lucros das empresas é destinada aos cofres públicos.

Dessa forma, estar sempre em dia com a legislação tributária e buscar formas de enxugar gastos nessa área devem ser atitudes sempre presentes na pauta da gestão do seu negócio.

E, com a finalidade de te ajudar a entender melhor este universo, preparamos este artigo para te dar o apoio necessário quanto aos dos principais tributos, essencial na otimização da administração da sua clínica médica em Alphaville.

O que são impostos e para que servem

Impostos são tipos de tributos pagos pelos cidadãos e usados pelo Estado no financiamento de suas atividades.

Eles são obrigações pagas em dinheiro e não demandam que o governo realize uma atividade específica relacionada ao recolhimento.

Nesse contexto, é muito comum o equívoco que ocorre principalmente entre motoristas, ao trafegarem em rodovias mal conservadas e questionarem sobre o uso do IPVA recolhido.

Isso porque o valor dos impostos é enviado à União e, posteriormente, repartido entre os governos federal, estadual e municipal, que será usado à contratação de servidores públicos, adquirir material de expediente, pagar aluguel de prédios onde funcionem órgãos públicos, dentre outros.

Saiba mais sobre os principais regimes tributários

Com o objetivo de simplificar o entendimento sobre os principais impostos que devem ser pagos pela sua clínica médica em Alphaville, vamos conversar sobre a ocorrência deles nos principais regimes tributários existentes no Brasil.

De forma geral, regimes tributários ou enquadramentos tributários podem ser entendidos como formas de agrupar a legislação que será usada como diretriz para que os tributos das empresas sejam calculados.

Os mais comuns existentes no Sistema Tributário Nacional são:

Simples Nacional

O programa nasceu como forma de simplificar, reduzir a carga tributária e incentivar microempresas e empresas de pequeno porte.

Para que empresas possam ser enquadradas no Simples Nacional, é necessário cumprir a vários requisitos, como inexistência de débito tributário, faturamento no ano anterior de até R$ 4,8 milhões, dentre outros.

Um dos grandes atrativos é contar com simplificação da burocracia na apuração de impostos, pois grande parte dos tributos pagos pela empresa é recolhida em uma única via, o cálculo é feito em programa específico disponibilizado no portal da Receita Federal e, na maioria das vezes, representa menor carga tributária.

Lucro Presumido

Esse é um regime de apuração muito comum em clínicas médicas, nele, o governo estabelece percentuais por tipo de atividade desenvolvida, que se presume ser o lucro tido pelo negócio no período. 

O resultado da multiplicação do faturamento por esse percentual fornece a base de cálculo que será usada para apurar o IRPJ, adicional de IRPJ (quando se aplica) e a CSLL, recolhidos trimestralmente usando uma alíquota de 15% (IRPJ), 10% (adicional de IRPJ) e 9% (CSLL).

Recuperacao De Credito - Contabilidade em Alphaville | Porsani ContabilidadePowered by Rock Convert

No Lucro Presumido, também há a cobrança do PIS e da COFINS sobre o faturamento, com alíquota de 0,65% e 3,0%, respectivamente. Eles devem ser pagos mensalmente.

Como clínicas médicas são prestadoras de serviços, também devem recolher mensalmente o ISS à prefeitura, cujo percentual poderá variar de acordo com o município no qual o serviço foi prestado.

Lucro Real

O Lucro Real é um dos regimes de tributação mais evitados, justamente devido à quantidade de detalhes existentes na legislação quanto ao seu cálculo e à quantidade de burocracias que devem ser atendidas.

Primeiro, é importante saber que empresas cujo faturamento anual ultrapasse R$ 78 milhões estão obrigadas a recolher por ele.

O IRPJ e a CSLL são apurados tendo como base de cálculo o lucro efetivamente ocorrido no período, portanto, demanda uma contabilidade atualizada, além de uma boa comunicação entre esse setor e o fiscal.

As alíquotas também de IRPJ, adicional de IRPJ e CSLL são iguais à do Lucro Presumido e, dentre as possibilidades de recolhimento, temos o Lucro Real trimestral e o Lucro Real anual.

Empresas que operam nesse regime tributário devem escriturar o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real), e um dos aspectos importantes dele é o registro das adições e exclusões, já que nem toda receita e despesas poderão ser usadas na composição do lucro, ou seja, a base de cálculo dos impostos.

No Lucro Real, os percentuais do PIS e da COFINS mudam para 1,65% e 7,6%, mas sua empresa, caso opte por ele, poderá se creditar das mesmas alíquotas quando adquirir insumos usados no desenvolvimento de suas atividades.

O Lucro Real do seu negócio também estará obrigado a recolher o ISS.

Planejamento tributário: a ferramenta perfeita para gestores que desejam reduzir a carga tributária suportada pela empresa

Agora que você conhece os diferentes tributos e regimes tributários, pode estar se perguntando:

  • Afinal, qual o melhor enquadramento que devo optar em minha clínica médica em Alphaville?

Na verdade, a resposta a essa pergunta depende de uma série de fatores, que variam de acordo com o tipo de negócio, faturamento, estratégias a curto, médio e longo prazo…

Dessa forma, o ideal é que seja feito um estudo com o intuito de entender qual deles é o mais recomendado ao seu negócio, chamado de planejamento tributário.

Porsani: a solução que seu negócio precisa para se manter em conformidade legal

Nós, da Porsani, somos uma contabilidade focada em levar soluções que representem desenvolvimento ao negócio de cada um de nossos clientes – também quando o assunto é recolhimento de impostos.

Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada, que espera o seu contato para que possamos te falar, em detalhes, como nossos serviços de assessoria fiscal vão contribuir com sua empresa em lidar com a complexidade tributária.

O que você ainda está esperando que não nos enviou uma mensagem?

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Administrar as finanças em meio a crise é de suma…
Cresta Posts Box by CP
Open chat