skip to Main Content
O Guia De Que Voce Precisava Sobre A Bitributacao Blog - Contabilidade em Alphaville | Porsani Contabilidade

Saiba tudo sobre a bitributação

Tudo o que você precisa saber sobre a bitributação

Entenda o que é, por que acontece e como evitar a bitributação

A complexidade do sistema tributário brasileiro acaba gerando alguns erros no recolhimento do tributo, causando prejuízos ao caixa das empresas

Um desses erros é a chamada bitributação, quando um mesmo tributo é cobrado duplamente por dois poderes públicos diferentes.

A bitributação é mais comum do que você pode imaginar e pode estar acontecendo em sua empresa. Por isso, no artigo de hoje, você vai entender tudo o que precisa sobre a bitributação a fim de evitá-la em seu empreendimento.

Acompanhe!

O que é a bitributação?

Como já foi explicado anteriormente, a bitributação consiste na cobrança duplicada de um mesmo tributo por dois direitos públicos (União, estados ou municípios) diferentes.

Trata-se, conforme a Constituição Federal, de uma prática ilegal, salvo duas situações específicas:

  • Situações de guerra: nesse caso, é permitido pela legislação que o governo cobre impostos extraordinários;
  • Bitributação internacional: ocorre com quem realiza operações internacionais. É permitido que um determinado tributo seja cobrado por dois países sobre alguma operação ou atividade. Nessa situação, é importante ficar atento à legislação do país estrangeiro para que você não acabe ficando em dívida ou para que não pague mais impostos do que o devido. Sendo assim, é fundamental contar com um suporte contábil para orientação.  

Tirando as exceções, a bitributação é ilegal. Logo, você pode estar se perguntando: afinal, por que ela ocorre? É sobre isso que vamos falar a seguir.

Quando e por que a bitributação acontece?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que há uma divisão hierárquica do recolhimento de tributos no país e, como apresentamos anteriormente, que as competências e as responsabilidades do recolhimento dos tributos se dividem entre União, estados e municípios.

Dessa maneira, um determinado tributo de recolhimento da União não deve ser recolhido por outro poder público, por exemplo. Ou seja, cada poder deve respeitar a sua competência tributária.

A bitributação acontece quando há divergências de entendimento sobre de quem é essa responsabilidade. É o que acontece com:

  • IPTU: devido à falta de consenso sobre a localização de propriedades;
  • ISS: devido à discordância sobre qual prefeitura deve recolher o tributo;
  • ICMS: ocorre porque a empresa acaba pagando o imposto para o estado onde está localizada e para o estado destino da mercadoria.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, acesse os artigos que separamos para você:

Como evitar a bitributação? Conte com a Porsani!

A fim de evitar a bitributação, bem como de reduzir a carga tributária, de manter-se em conformidade legal e de recuperar os valores pagos a maior, o segredo é contar com uma empresa de contabilidade experiente e especializada.

Desse modo, não hesite em contar com o nosso suporte!

Nós, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil, somos especializados no departamento fiscal, na orientação tributária e na recuperação de créditos tributários.

Sendo assim, os nossos especialistas irão realizar a revisão e o planejamento tributário para identificar os pagamentos indevidos de tributos, bem como o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa, visando à redução da carga tributária e a uma maior compreensão fiscal do seu empreendimento.

Assim, você evitará a bitributação e ainda poderá receber de volta os valores pagos em duplicidade ou a maior.

Diante disso, não perca mais tempo e entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo. E para saber um pouco mais sobre a recuperação de crédito tributário, basta clicar aqui para baixar o nosso e-book de forma gratuita.

CLIQUE AQUI PARA PROTEGER SUA EMPRESA DA BITRIBUTAÇÃO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Porsani Consultoria e Assessoria Contábil.

Somos um escritório de contabilidade com todas as áreas referentes a essa atividade, mas, acima de tudo, somos parceiros de negócios. Solucionar problemas e contribuir para o sucesso de quem está com a gente é a nossa missão.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saiba tudo sobre a bitributação
Article Name
Saiba tudo sobre a bitributação
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a bitributação. Leia o nosso artigo e confira tudo o que precisa saber e como evitá-la.
Author
Publisher Name
Porsani
Publisher Logo

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você
Informações importantes que vão ajudar você a entender mais sobre…
Cresta Posts Box by CP