Índice
ToggleSaiba tudo a respeito da base de cálculo ISS para construção civil
No artigo de hoje, você vai entender, definitivamente, como é feito o cálculo do ISS na construção civil e com quem contar para se manter em conformidade
Para se tornar engenheiro e, de fato, começar a atuar de forma autônoma ou através de uma empresa na construção civil, você bem sabe o longo caminho que precisou percorrer até aqui.
Os desafios são constantes e quando se inicia uma rotina de atividades na profissão, outros pormenores, além da própria área de atuação, passam a necessitar de um olhar mais atento de todos os profissionais, assim como o seu.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Porsani pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Um deles, que é muito importante por sinal, é a base e cálculo do ISS na construção civil, o famoso imposto sobre serviço.
A grande realidade é que este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas nos engenheiros, mas a nossa ideia aqui é mostrar tudo para você de forma clara e objetiva.
Então, feita a introdução, vamos aprofundar sobre o nosso tema de hoje: ISS.
ISS: Como é realizado o cálculo?
Antes de falar sobre a base de cálculo, vamos dar uma breve contextualizada no conceito de ISS, que nada mais é que um imposto cobrado sobre a prestação de serviços, tanto de autônomos quanto de empresas, sendo este recolhido pelos municípios.
Para que você entenda de uma forma mais dinâmica, vamos colocar uma sequência, logo abaixo, para o seu entendimento a respeito da base de cálculo do ISS:
- De forma objetiva, a base do cálculo é o preço do serviço;
- Estamos falando da receita bruta total;
- Alíquota varia de 2% a 5% (variável de acordo com o serviço);
- Mercadorias ficam de fora desse cálculo (aqui, já estamos falando de ICMS).
A gente entende que, por ser um tema mais específico, nem todos os engenheiros possuem, de fato, tal conhecimento, mas, de toda forma, uma informação útil é que a prefeitura da sua cidade tem a obrigação de dar publicidade a respeito de todas essas informações relativas a obrigações e alíquotas, assim como o prazo para o devido cumprimento dos pagamentos.
Mas, você não pode contar apenas com a sorte, não é mesmo?!
Saiba com quem contar!
Entendemos que o dia a dia de um engenheiro é bastante puxado, com grandes responsabilidades e nem sempre sobra tempo para cuidar de outros pormenores como a contabilidade e assuntos específicos como o ISS.
O fato é que essa não é uma obrigação sua e há meios de estar sempre em conformidade com todos os tributos, sem que esse tipo de preocupação recaia sobre você, profissional de engenharia.
Hoje, você pode contar com especialistas em questões contábeis, fiscais e tributárias, de forma terceirizada, através de uma relação profissional de parceria e confiança.
Essa é a proposta da Porsani, contabilidade especializada em construção civil, com total expertise em orientação e gestão tributária para engenheiros.
Portanto, caro profissional de Engenharia, não hesite em nos contatar para saber mais a respeito dos nossos serviços.
Um dos nossos especialistas estará de prontidão para atendê-lo!