Voce Conhece A Base De Calculo Do Iss Na Construcao Civil Post (2) - Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade

Conheça a base de cálculo do ISS na construção civil

Saiba tudo a respeito da base de cálculo ISS para construção civil 

No artigo de hoje, você vai entender, definitivamente, como é feito o cálculo do ISS na construção civil e com quem contar para se manter em conformidade

Para se tornar engenheiro e, de fato, começar a atuar de forma autônoma ou através de uma empresa  na construção civil, você bem sabe o longo caminho que precisou percorrer até aqui.

Os desafios são constantes e quando se inicia uma rotina de atividades na profissão, outros pormenores, além da própria área de atuação, passam a necessitar de um olhar mais atento de todos os profissionais, assim como o seu.

Um deles, que é muito importante por sinal, é a base e cálculo do ISS na construção civil, o famoso imposto sobre serviço.

A grande realidade é que este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas nos engenheiros, mas a nossa ideia aqui é mostrar tudo para você de forma clara e objetiva.

Então, feita a introdução, vamos aprofundar sobre o nosso tema de hoje: ISS.

ISS: Como é realizado o cálculo?

Antes de falar sobre a base de cálculo, vamos dar uma breve contextualizada no conceito de ISS, que nada mais é que um imposto cobrado sobre a prestação de serviços, tanto de autônomos quanto de empresas, sendo este recolhido pelos municípios.

Para que você entenda de uma forma mais dinâmica, vamos colocar uma sequência, logo abaixo, para o seu entendimento a respeito da base de cálculo do ISS:

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS E COMPENSAÇÃO CRUZADA?Powered by Rock Convert
  • De forma objetiva, a base do cálculo é o preço do serviço;
  • Estamos falando da receita bruta total;
  • Alíquota varia de 2% a 5% (variável de acordo com o serviço);
  • Mercadorias ficam de fora desse cálculo (aqui, já estamos falando de ICMS).

A gente entende que, por ser um tema mais específico, nem todos os engenheiros possuem, de fato, tal conhecimento, mas, de toda forma, uma informação útil é que a prefeitura da sua cidade tem a obrigação de dar publicidade a respeito de todas essas informações relativas a obrigações e alíquotas, assim como o prazo para o devido cumprimento dos pagamentos.

Mas, você não pode contar apenas com a sorte, não é mesmo?!

Saiba com quem contar!

Entendemos que o dia a dia de um engenheiro é bastante puxado, com grandes responsabilidades e nem sempre sobra tempo para cuidar de outros pormenores como a contabilidade e assuntos específicos como o ISS.

O fato é que essa não é uma obrigação sua e há meios de estar sempre em conformidade com todos os tributos, sem que esse tipo de preocupação recaia sobre você, profissional de engenharia.

Hoje, você pode contar com especialistas em questões contábeis, fiscais e tributárias, de forma terceirizada, através de uma relação profissional de parceria e confiança.

Essa é a proposta da Porsani, contabilidade especializada em construção civil, com total expertise em orientação e gestão tributária para engenheiros.

Portanto, caro profissional de Engenharia, não hesite em nos contatar para saber mais a respeito dos nossos serviços.

Um dos nossos especialistas estará de prontidão para atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
PMEs: Google lança 4 ferramentas gratuitas para celebrar o dia…
Cresta Posts Box by CP
Open chat