Apesar De Simples, Este Método Pode Reduzir Os Custos Tributários Consideravelmente... (1) - Contabilidade Em Alphaville | Porsani Contabilidade

Planejamento tributário: o que é e porque você deveria fazer um?

O planejamento tributário pode ser a saída que você procurava para diminuir custos e poupar muito dinheiro neste período de crise financeira

Descubra as maravilhas que um bom planejamento tributário pode fazer pela sua empresa!

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o planejamento tributário e sobre a enormidade de possibilidades que ele pode trazer para o seu negócio a longo prazo, sendo assim, aqui, explicaremos a fundo o que ele é e a maneira como age na sua empresa, gerando economia e chances de crescimento.

Boa leitura.

O que é planejamento tributário?

Em suma, um planejamento tributário é o gerenciamento feito para efetivar o pagamento de tributos da sua empresa, bem como o estudo de caminhos legais que levem à diminuição da sua carga tributária.

Sendo assim, vale entender que, devido ao fato da obrigatoriedade do pagamento de tributos e à grande necessidade de manter a sua empresa em dia com o Fisco, a gestão de obrigações fiscais se mostra uma aliada leal e que traz grandes possibilidades de aumentar as suas chances de crescimento através do compliance e redução de custos.

Para além disso, é preciso esclarecer que o planejamento tributário divide-se em duas categorias distintas mas que, ao final, se complementam:

Planejamento tributário operacional

O planejamento tributário operacional corresponde às questões básicas do dia a dia, portanto, dizem respeito ao cumprimento das exigências fiscais e, dessa maneira, legais.

Sendo assim, para que seja possível efetivar o cumprimento das suas obrigações, é necessário implementá-las às tarefas do dia a dia para que, assim, estejam em conformidade.

Planejamento tributário estratégico

Tendo compreendido o planejamento tributário operacional, é o momento de conhecer o estratégico, que lida com as questões que antecedem o operacional e, portanto, se trata do processo de tomada de decisões estratégicas; neste caso, mais especificamente, da definição do regime tributário ao qual sua empresa estará enquadrada.

Contudo, esta fase lida, também, com outras questões que, apesar de fazerem parte das particularidades fiscais, têm variações de acordo com o segmento de mercado, estrutura do capital, modalidades de contratação e outros.

A importância do planejamento tributário na redução de custos

O planejamento tributário, assim como dissemos anteriormente, segue objetivos distintos quando observado pelo espectro externo, contudo, que se unem a um mesmo fim: a redução de custos.

Visto isso, através de uma aprofundada averiguação das regras incluídas nos pagamentos de impostos, é possível reduzir as taxas de pagamento de maneira legal. Para além disso, ainda é possível seguir estratégias de retardamento de pagamentos.

No entanto, para que você possa contar com essas e outras facilidades relacionadas ao planejamento tributário,  é preciso ter ao seu lado profissionais dispostos a entender os pormenores do seu negócio. E, com isso…

Nós podemos ajudar você!

Nós, da Porsani, dispomos de um time extremamente engajado e com conhecimentos aprofundados sobre o planejamento tributário e a sua necessidade para empresas que, assim como a sua, buscam por um futuro de crescimento exponencial. 

Desse modo, caso precise de auxílio, basta entrar em contato conosco agora mesmo.

Estamos esperando por você. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Com o auxílio da gestão tributária, você poderá evitar falhas…
Cresta Posts Box by CP
Open chat